O futebol sempre teve um papel importante na história de diversas cidades e distritos de Portugal, já que é uma forma de aproximar os moradores em uma competição amigável com um nível alto de entretenimento. É uma paixão cultural que é passada de pai para filho desde que o futebol foi popularizado na Europa.

No Setúbal não é diferente, existem alguns times tradicionais em diferentes regiões desta parte interessante do país, que podem remontar a história de cada região e se tornaram verdadeiros patrimônios para estas partes do país, já que estiveram presentes e complementaram a cultura local trazendo momentos históricos para a população.

Um exemplo disso é o São Domingos F.C. um time de futebol muito influente e importante não só para o bairro de São Domingos. Neste artigo, nós do NoticiasAlentejo vamos entender melhor o que foi feito para comemorar o centenário deste clube de futebol e detalhes de sua história, acompanhe.

São Domingos F.C.

Homenagens e comemorações para o centenário do clube

O clube de futebol que teve o seu início em 28 de Março de 1921 na Mina de São Domingos completou o seu centenário tão esperado e festejado. O aniversário do time trouxe à tona toda a sua importância para a região, além de serem relembradas todas as vezes em que os seus torcedores adeptos se reuniram para salvar o clube de apuros diversos.

O bairro foi marcado pela mina de cobre, ouro e prata que praticamente originou todo o bairro que, através dos anos, cresceu e se fortaleceu criando a necessidade de um clube de futebol, esporte que já havia se popularizado por toda a Europa, e com isso em vista, moradores de São Domingos fundaram há cem anos o São Domingo Futebol Clube.

São Domingos F.C.

Agora, ao visitar o bairro de São Domingos, além dos vestígios de que ali se instalou uma mina de exploração por vários anos, também é possível enxergar toda a influência que o clube de futebol deixou no bairro.

Afinal, tanto os dirigentes do clube quanto o próprio presidente da junta da freguesia de São Sebastião enaltecem as melhorias literais e culturais que o São Domingos Futebol Clube foi responsável, principalmente em Jardim do Quebedo, onde a sede do time foi construída.

Completando uma série de homenagens e comemorações pelo centenário do adorado clube de futebol, um livro chamado “Um Bairro, Um Clube – 100 anos de história” foi lançado oficialmente por André Martins, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, como forma de homenagem e para divulgar diversas imagens e relatos da história vasta do clube atrelada àquela região.

São Domingos

Com mais de trezentas páginas, o livro traz diversas curiosidades e fatos históricos que trazem à tona a ligação entre o clube e diversos acontecimentos da região, uma ótima parte do turismo em Alentejo para viajantes fãs de história. Todos exaltam o relacionamento que a população de São Domingos tem com o clube, e como isso tem reunido a todos ali como uma verdadeira comunidade em uma tradição de várias décadas.

Mesmo com todas as dificuldades que passou, o São Domingos Futebol Clube está firme e forte e já se prepara para enfrentar a nova temporada de jogos deste ano, e que venham mais cem anos!

Recent posts

Menu

Pages