Todo bom apreciador da história e arquitetura europeia sabe bem da importância que o Museu Rainha Dona Leonor tem e o que esta propriedade significa para toda a Portugal. Esta é uma das construções antigas mais bem guardada e conservada entre vários outros grandes monumentos da cultura portuguesa.

E monumentos como este, precisam de total atenção para que se mantenham em sua melhor forma possível, trazendo toda a grandiosidade da arquitetura da época. No caso do Museu Rainha Dona Leonor, que foi construído para ser um convento ainda em 1459, e por ter apoio da coroa, teve diversos materiais e profissionais de alto nível trabalhando em sua construção e arquitetura.

E toda esta grandiosidade da época ainda pode ser vista ainda hoje, graças ao apreço e conservação aplicada minuciosamente. Mas, o Museu Rainha Dona Leonor fecha as portas em agosto de 2022 e nós do NoticiasAlentejo, averiguamos quais os motivos para que tal monumento fechasse as portas, acompanhe abaixo.

Alentejo

Por que o Museu Rainha Dona Leonor está fechando as portas?

A verdade é que, para manter tudo no Museu Rainha Dona Leonor funcionando de forma correta, mantendo a arquitetura e materiais aplicados à construção, é necessário manter uma rotina de reformas. E, para materiais tão sensíveis e frágeis, a reforma deve acontecer com calma e deve ser minuciosa, ainda mais em um estabelecimento que recebe pessoas todos os dias como este.

E, é por este motivo e pela baixa temporada de turistas em hotéis graças à pandemia que o Museu Rainha Dona Leonor estará fechado no mês de agosto, uma iniciativa de reforma que se iniciou graças a Associação Portas do Território em parceria juntamente com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e também a Câmara Municipal de Beja, o projeto já havia sido apresentado em 2020 e passou por um processo de aprovação e organização até ser iniciado este ano.

O objetivo é fazer a conservação de todos os detalhes deste estabelecimento que remontam o século XIII e XIV, com seu estilo arquitetônico barroco e também rococó, que foram movimentos arquitetônicos muito importantes não só para a cultura portuguesa, mas também de toda a Europa.

Além disso, o museu apresenta um acervo de arte e objetos históricos de grande importância que são exibidos em diversas salas que ainda mantém a estrutura original em que foi construída, para um convento e que foi utilizada por décadas.

Quando o Museu Rainha Dona Leonor voltará a atender o público?

Muitos visitantes, mesmo durante as reformas que estão acontecendo no Museu Rainha Dona Leonor, ainda realçavam a possibilidade de observar a beleza do museu de longe, além de visitar a Igreja de Santo Amaro que possui o núcleo visigótico do museu e o Castelo de Beja.

A boa notícia para todos os que amam a arte e história de Alentejo é que o Museu Rainha Dona Leonor reabrirá as suas portas novamente para o seu público em 31 de agosto. Ao que tudo indica, as reformas foram bem e estão quase concluídas, agora é aguardar para ver o resultado de todo o apreço.

Recent posts

Menu

Pages