Por que razão é essencial para qualquer clínica dentária estar no Facebook?

socialmediaManagerNo que toca a número de utilizadores, o Facebook é a maior rede social em Portugal. O que isto significa é que, garantidamente, a maioria dos pacientes que uma clinica tenha estão lá, mas estarão também muitas outras pessoas que podem muito bem vir a ser novos pacientes. Ou seja, esta é uma ferramenta perfeita para divulgar qualquer clinica dentaria, por exemplo, em lisboa.

Neste post, enumero alguns motivos pelos quais qualquer clínica dentária deve estar presente no Facebook:

Oferecer atendimento diferenciado

Via Facebook, é possível diferenciar a nossa clínica de outras clínicas dentárias. Isto porque esta rede social possibilita ficar a conhecer melhor o paciente e criar um atendimento mais personalizado, podendo dessa forma aumentar o seu nível de satisfação. E lembre-se: mais pacientes satisfeitos, resulta num maior número de indicações e recomendações.

Aperfeiçoar a comunicação

O Facebook oferece a possibilidade de criar canais de comunicação com os pacientes num ambiente descontraído e informal com o objetivo de esclarecer dúvidas e partilhar informações úteis. Mas atenção, não adianta “estar” apenas no Facebook, é preciso disponibilizar conteúdo útil e interessante para dessa forma conseguir chegar até aos seus potenciais pacientes. Algumas sugestões de conteúdos que podem ser utilizados são: curiosidades, dicas de higiene oral, etc.
À medida que os utilizadores vão interagindo com este conteúdo, é possível identificar quais são as temáticas que mais lhes agradam e chamam mais a atenção. A partir daí, podemos aprofundar o tema e assim conseguir oferecer algo (desconto, voucher) que os leve a marcar uma consulta.

Conquistar novos pacientes

É importante ter a noção de que nem todas as pessoas que fizeram “like” na página do Facebook se vão tornar pacientes. Apenas algumas delas acabarão por marcar consulta. É por isso importante identificar quais são os seguidores que mais facilmente se vão tornar pacientes e utilizar estratégias de marketing que os convençam a visitar a clínica.

Este processo poder ser lento e irá exigir estratégias diferentes, que vão depender da proximidade da pessoa na altura que estiver à procura da clínica.

Saber o custo de cada novo paciente

Quanto gastamos para que um seguidor da nossa página se transforme numa lead (um potencial paciente)? Qual é a taxa de conversão de leads em pacientes (quantos seguidores procuram efetivamente a clínica)? Ter estes números, permite que o proprietário da clínica e/ou o responsável de marketing, façam uma análise das estratégias que estão a ser utilizadas e melhorem os serviços. Ao dividir o número de novos pacientes pelo valor investido nas estratégias de marketing, é possível saber quanto custou cada um deles.

Trabalhar a imagem da clínica

Uma página no Facebook, como a da Dental Today, possibilita que a clínica tenha mais visibilidade e principalmente, permite construir uma imagem positiva aos olhos dos visitantes dessa mesma página. Mas é importante ter em conta que, o que se quer é uma página de empresa para a clínica e não uma página “normal” de utilizador. A página de empresa disponibiliza mais ferramentas de análise e controlo de cada passo da estratégia. Para além disso, oferece muito mais credibilidade e profissionalismo do que um perfil de utilizador normal.

No entanto, é necessário que correspondamos à imagem construída. Os pacientes criam expectativas e a clínica não pode defrauda-las. Por isso, é preciso criar uma marca atual, que transmita competência e segurança. Desta forma, vamos atrair pacientes e fidelizá-los.