7 filmes motivacionais para empreendedores

Mais do que apenas um simples momento para relaxar, uma sessãozinha de cinema em casa pode servir pura e simplesmente para inspiração. Quaisquer empreendedores que estejam passam por uma fase mais longa, tortuosa e difícil no caminho para alcançar o sucesso, necessitam de fontes de motivação e os filmes podem muito bem ser uma alternativa.
Convicto disso mesmo, aqui fica a minha lista com sete filmes que vão com certeza ajudar todos os empreendedores na sua mentalidade e motivação:

1. “Joy”

A história da criadora de um esfregão que é visto como a solução que vai facilitar a forma como se faz de limpeza da casa é, sem dúvida uma lição de empreendedorismo. O filme enaltece aqueles que iniciam o próprio negócio do zero, sejam empresas de limpeza em lisboa ou multinacionais em Nova Iorque, sem contar com ninguém que apoie essa decisão, nem mesmo a própria família.

2. Jerry Maguire

O filme poderá ser considerado como uma comédia romântica, mas o papel de Tom Cruise e a missão do seu personagem protagonista, sintetiza uma lição de enorme importância para qualquer empreendedor: é necessário ter uma visão clara e pessoal, que deve ser seguida em todos os momentos. Mesmo que todos duvidem e ninguém acredite muito nessa forma de ver as coisas.

3. “Office Space”

A motivação provem dos mais variados sítios, pode chegar através das perspetivas de futuro, como pode muito bem chegar através daquelas experiências pelas quais ninguém tem interesse em passar de novo. Este filme dá-nos os mais variados motivos para que nenhum empreendedor queira voltar à vida de funcionário por conta de outrem.

4. “The Aviator”

Este filme, que é uma autobiografia de Howard Hughes retrata muito mais do que apenas a vida pessoal do piloto e empreendedor. Este filme mostra igualmente todos os desafios experienciados por um dos comandantes da companhia aérea TWA.

5. “The Commitments”

Para além da banda sonora a merecer todo o destaque, o “The Commitments” mostra como a liderança de um idealista proporcionou que um grupo de jovens conquistasse muito mais do que alguma vez imaginaram.

6. “The Pursuit of Happyness”

O filme que tem como protagonista Will Smith apresenta um personagem que alcança o sucesso depois de se transformar num comercial de sucesso de uma enorme empresa do setor financeiro. No entanto, a história verdadeira de Christopher Gardner é que ele criou a sua própria empresa utilizando apenas as suas competências de vendas.

7. “The Social Network”

É muito difícil que exista alguém que seja utilizador da internet e que nunca tenha ouvido falar no nome de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Este filme retrata o seu percurso de vida como empreendedor desde a criação da ideia até a estabilização da rede social no website que ela é atualmente.