5 livros que eu recomendo a quem quer começar uma startup

Se está a pensar em iniciar o seu próprio negócio, saiba que o primeiro passo é criar um planeamento adqueado. É durante essa planificação que o empreendedor avalia se a sua ideia é mesmo boa, se o público-alvo pagaria pelo produto ou serviço e a partir destas premissas, decidir como se irá colocar o plano em marcha.

Muitos empreendedores decidem muitas vezes atirar-se de cabeça para uma série de livros antes de iniciarem a aventura de abrir a sua própria empresa. E a verdade é que existem muitos livros que podem ajudar qualquer um a organizar os passos do plano, ajudar a compreender diferentes metodologias ou simplesmente a inspirar-se. A verdade é que as ideias chave por trás destes livros são completamente transversais a qualquer área de negócio, seja uma loja de gomas ou uma empresa de limpezas em lisboa.

Aqui fica uma seleção de cinco livros que considero obrigatórios se este é o ano em que finalmente vai abrir a sua startup.

  1. The Lean Startup, Eric Ries
    Considerado guru no universo das startups, Eric Ries é uma das melhores e maiores fontes no que toca ao conhecimento relativo à gestão em empresas de tecnologias. Neste livro, fala sobre temas como estratégias e ferramentas para fazer o negócio começar a “carborar” em menos tempo.
  2. The Startup Owner’s Manual, de Steve Blank e Bob Dorf
    Sair de casa, falar com pessoas e conhecer os clientes são os tópicos mais importantes da metodologia de Bob Dorf e Steve Blank. O livro é basicamente um guia que descreve passo-a-passo como compreender e trabalhar com clientes.
  3. The $100 Startup, de Chris Guillebeau
    As desculpas relacionadas com falta de capital inicial não são desculpa para não abrir um negócio. Neste livro, Guillebeau afirma que é possível ser empreendedor com pouco capital inicial. Depois de viajar pelo mundo, o autor partilha histórias de outros empreendedores que foram capazes de começar com pouco dinheiro, e como o compensaram com muita motivação.
  4. Business Model Generation, de Alexander Osterwalder
    O modelo Canvas é um dos mais conhecidos de todos os que pretendem abrir uma empresa. Com uma abordagem visual inovadora, este livro dá dicas e diretrizes para autenticar as ideias que o leitor já tem. A metodologia é descomplicada e ajuda muito quem esteja desfocado no início do projeto.
  5. The Four Steps to the Epiphany, de Steve Blank
    É uma das referências sobre criação de produtos e desenvolvimento do cliente. Também tem capítulos de ajuda para o empreendedor em termos de plano de negócios, marketing e vendas.

 

Todos os livros estão disponíveis em www.amazon.co.uk